Blog Flow Expert

4 Dicas para Prolongar a Vida Útil da sua Bomba e Manter a Alta Performance

23 de julho de 2018 / FlowExpert

Independentemente de qual for a utilidade da bomba ou qual em parte do processo produtivo o mecanismo é usado, é preciso ter alguns cuidados especiais para manter a boa capacidade e potência da estrutura. Afinal, um pequeno problema pode gerar grandes desperdícios e perdas significativas para a produção.

O tema é importante e deve ser sempre analisado com atenção, principalmente pelas grandes indústrias. Quer saber mais? Continue lendo este artigo e conheça algumas dicas que vão te ajudar a fazer suas bombas durarem por mais tempo!

 

Entenda como fazer para as bombas terem maior vida útil

Quem trabalha com produção em escala industrial sabe, se um mecanismo para de funcionar ocorre interferência em todo o ciclo. A interrupção causa transtornos e perdas gigantescas para a indústria, não só no aspecto produtivo, como também no âmbito financeiro. Cada hora perdida pela queda da produção pode significar um prejuízo significativo nos lucros da empresa, funcionários parados e demandas de produção não atendidas.

 

1. Opte por um fornecedor qualificado

O fato de buscar preços competitivos pode fazer com que não seja levada em consideração a procedência e a qualidade da bomba adquirida. O primeiro passo para garantir o bom custo-benefício da peça é adquiri-lá de uma empresa qualificada e reconhecida no mercado. O fato de economizar na compra pode render gastos adicionais no futuro, principalmente com ajustes de falhas.

Outro fator importante é contar com uma assessoria especializada que possa atender de maneira satisfatória, principalmente em caso de problemas emergenciais que custem o ciclo produtivo industrial, você terá especialistas a quem recorrer e auxiliar na resolução do problema apresentado.

 

2. Processos de Instalação

É fato que para o bom funcionamento da bomba é preciso ter atenção durante os processos de instalação. Por isso, busque por fornecedores qualificados para uma melhor assistência e eficiência ao instalar o sistema. Além disso, prefira sempre utilizar peças de qualidade, mesmo que possuam um valor mais elevado. Evite utilizar itens de procedência desconhecida ou réplicas de instrumentos originais. Ao contrário do parece, a economia inicial pode trazer prejuízos significativos na produção e no tempo de vida da sua bomba.

 

3. Manutenção Preventiva

Após a compra da bomba, muitos a utilizam até a exaustão, sem se preocupar com o desgaste natural do tempo. É comum esperar algum problema aparecer para a peça receber algum tipo de manutenção. Não é possível prever quando o sistema pode apresentar uma falha, pois isso, é importante que periodicamente, de preferência a cada mês, a bomba passe por uma assistência especializada.

Assim, caso alguma irregularidade seja detectada, poderá ser ajustada antes que seja causado um transtorno maior que prejudique a produção.

 

4. Treinamento especializado

Além de buscar por fornecedores qualificados e realizar a manutenção preventiva da bomba, é necessário que os funcionários e operadores saibam exatamente quais são as melhores formas de utilizar as peças. Algumas práticas podem comprometer a vida útil do mecanismo e fazer com que sejam apresentadas falhas e ocorram problemas no ciclo de produção.

Aprovou nossas dicas para prolongar o tempo de uso da sua bomba? Confira mais em Tetralon e conheça nossos produtos!

 




Escreva um comentário

O seu e-mail nunca vai ser publicado. Campos obrigatórios *

*
*



Marcas