Blog Flow Expert

6 Aplicações Onde Você Não Pode Abrir Mão de uma Bomba de Engrenagem

10 de abril de 2019 / FlowExpert

Para as produções industriais, a bomba de engrenagem é a mais versátil quando pensamos nas possibilidades de aplicações no ciclo produtivo. Esse fato pode ser explicado por ela possibilitar a transmissão e movimentação de diversos tipos de fluidos, além de ser uma ótima escolha para proporcionar eficiência na produção e melhora na qualidade dos produtos.

Caso você ainda tenha dúvidas sobre as possibilidades de aplicações das bombas de engrenagem, acompanhe este artigo na íntegra e saiba mais!

Funcionalidades da bomba de engrenagem

A bomba de engrenagem é um mecanismo que apresenta o deslocamento positivo e faz o papel de converter energia mecânica em energia hidráulica. A estrutura é formada por meio de uma carcaça que apresenta orifícios de entrada e saída, além da estruturação de uma região responsável pelo bombeamento do líquido em questão.

Devido a sua versatilidade, os mecanismo de engrenagem são utilizados em diversas aplicações industriais. No entanto, por conta da extensa variedade de fluidos, é necessário, primeiramente, analisar a capacidade volumétrica de cada bomba e observar especialidades referentes a cada substância.

Veja algumas aplicações possíveis:

1. Óleo de cozinha

A bomba de engrenagem é utilizada para bombear óleo de cozinha utilizado para fritura e cozimento de diversos tipos de alimentos.

2. Indústria Petroquímica

A bomba de engrenagem para a indústria petroquímica é largamente utilizada para realizar o bombeamento de óleo diesel, graxas, gasolina e outros tipos de óleos.

3. Indústria Química

No setor químico, os mecanismos de engrenagem são responsáveis por realizar o bombeamento de líquidos, como esmaltes, solventes, fertilizantes, detergentes, resinas e pigmentos.

4. Indústria Metalúrgica

Na metalúrgica, a bomba de engrenagem é muito utilizada em diversos equipamentos, principalmente nas máquinas hidráulicas. Podemos apostar a utilização em sistemas de lubrificação, bombeamento de chumbo, mercúrio e entre outras substâncias.

5. Indústria Alimentícia

Por fim, mas não menos importante, na indústria alimentícia, essas bombas são utilizadas para o bombeamento de líquidos como leite, xaropes, glicose, substâncias aromatizantes, refrigerantes, entre outros produtos comuns no nosso cotidiano, como manteiga de amendoim, chocolate, óleo de cozinha, entre outros.

Agora que você conheceu as principais aplicações das bombas de engrenagem, aproveite para se atualizar e conferir outros conteúdos no Tetralon Blog!




Escreva um comentário

O seu e-mail nunca vai ser publicado. Campos obrigatórios *

*
*



Marcas