Ao substituir sua bomba convencional por uma Wilden HP800 de alta pressão, grande indústria metalúrgica reduz drasticamente a umidade da torta do filtro-prensa recuperando investimento em tempo recorde.

 

A Aplicação

Um líder nacional na fabricação de parafusos para a indústria automotiva, depois de reprovar a utilização de bombas helicoidais em seu processo de alimentação do filtro-prensa da estação de tratamento de efluentes – ETE, passou a operar com uma bomba de duplo diafragma, que eliminou parcialmente os problemas da tecnologia anterior, como constantes queimas do selo mecânico e substituição de estatores e rotores.

 

O Problema

Em visita à planta do cliente, um engenheiro da Tetralon atentou-se à oportunidade de melhoria na aplicação de filtro-prensa, pois conhecia os problemas típicos das bombas de duplo diafragma convencionais fornecidas pela concorrência. Como comprovado posteriormente, a baixa pressão gerada pela bomba na alimentação do filtro-prensa implicava em maior presença de água na torta de rejeitos, que aumentava o peso e consequentemente o custo para descarte do material, pago por peso.

 

A Solução

Depois da análise dos engenheiros de aplicação da Tetralon, concluiu-se que o mais adequado para aquela situação seria a substituição da bomba em operação por uma Wilden H800, de alta pressão. Com pressão de descarga chegando a quase 21 bar contra os 7 bar da antiga bomba, a estimativa era de uma redução de no mínimo 15% da umidade na torta.

 

O Resultado

A expectativa de desempenho da Wilden H800 se comprovou, elevando a qualidade da torta de resíduo produzida no filtro-prensa. O volume do lodo tratado passou de 65 ton./ mês para 55,25 ton./ mês. Somente com esta economia, o cliente conseguiu recuperar o dinheiro investido na Wilden H800 em 16 meses. Somou-se a isto o benefício adicional do reaproveitamento daquela água que antes era desperdiçada, também reduzindo sensivelmente a conta de água.

 

Sobre a Wilden e a Tetralon

As bombas Wilden são distribuídas no Brasil, desde 1984, pela Tetralon, especialista em processos de bombeamento. Sua ampla e capacitada equipe de engenheiros provê soluções confiáveis e busca rápido retorno econômico para praticamente qualquer tipo de problema envolvendo bombas.