Blog Flow Expert

Bomba de Óleo Térmico Sihi; autoridade em tecnologia, eficiência e segurança operacional!

29 de janeiro de 2019 / FlowExpert

A bomba de óleo térmico Sihi destaca-se no mercado devido ao seu projeto específico para o bombeamento de óleo térmico desenvolvido pela Sihi da Alemanha, que há mais de 50 anos elimina os pontos falhos de bombas centrífugas tradicionais utilizadas para esta aplicação. Dentre as vantagens da tecnologia Sihi, se destacam a economia de energia elétrica, o menor custo de manutenção aliado à redução de sua frequência, a capacidade de resfriamento autônomo que dispensa a necessidade de resfriamento da caixa de selagem e, acima de tudo, a ampliação da segurança operacional.

O posicionamento do selo mecânico na bomba consolidou-se como diferencial da marca. Essa característica de projeto é responsável pela ampliação da vida útil e pela redução da frequência de manutenção da vedação do eixo. Considerando o óleo bombeado a 350°C e o ambiente a 40°C, a área de vedação da bomba Sihi permanece em, no máximo, 100°C, diferentemente do que ocorre nas bombas centrífugas convencionais que ultrapassam em muito este valor durante a operação. A vedação projetada também oferece vantagens na economia de energia elétrica e, sobremaneira, na segurança operacional. O selo mecânico oferece menor resistência ao giro do eixo em relação à resistência oferecida pelas gaxetas convencionalmente utilizadas. Dessa forma, o motor da bomba de óleo térmico é menos exigido e consome menor energia. A tecnologia de vedação Sihi aumenta, sobremaneira, a segurança operacional. As gaxetas convencionais utilizam-se do fluido térmico para lubrificação. Esse fato promove excessivo gotejamento externo que pode facilitar o início de um incêndio, expor funcionários a acidentes atrelados a escorregamentos e graves queimaduras, sem contar os custos adicionais para a reposição do óleo desperdiçado.

A segurança operacional foi realmente levada a sério no planejamento da bomba de óleo térmico. Diferentemente das outras opções mercadológicas, a tecnologia Sihi permite a execução de resfriamento autônomo, sem a utilização de água. Para esse fim, a bomba de óleo térmico foi engenhosamente projetada.

Em primeiro lugar, a transferência de calor para o cavalete é minimizada tendo em vista a geometria delgada da estrutura e que apenas quatro parafusos efetivam a sua fixação no corpo da bomba. Para colaborar com a dissipação de calor, algumas aletas são distribuídas estrategicamente num dado comprimento ao redor do eixo de rotação. Finalmente, a bomba de óleo térmico foi planejada de modo a aproveitar o fluxo de ar produzido pelo próprio motor e este fluxo contribui positivamente com a dissipação do calor. Toda essa engenharia resulta numa bomba de resfriamento autônomo que dispensa o uso de água para resfriamento. A ausência de água para resfriamento confere a vantagem de reduzir o consumo de energia elétrica por evitar perdas de calor do fluido térmico para a água e, principalmente, evita a ocorrência de acidentes por impedir, por completo, a possibilidade de contato entre água fria e óleo quente.

A tecnologia Sihi, além de eficiência, favorece a segurança operacional, dificulta o início de um incêndio e torna o ambiente menos perigoso aos colaboradores. Não à toa, a Sihi se consolidou como autoridade no assunto e, também, referência em tecnologia e segurança de bombas.




Marcas