Blog Flow Expert

Cuidados ao se Dimensionar uma Bomba Para Sua Aplicação

28 de agosto de 2018 / FlowExpert

Na hora de escolher a melhor bomba para sua aplicação é essencial levar em consideração diversos fatores. Afinal, ao optar por uma ferramenta errada, é provável que os níveis de eficiência e desempenho da peça sejam determinantes para a capacidade de produção. Logo, todo o ciclo poderá ser afetado e sofrer prejuízos.

Para que não restem dúvidas, neste artigo selecionamos alguns cuidados necessários que devem ser tomados antes que seja efetuado o dimensionamento de uma bomba industrial. Acompanhe e fique informado!

 

A importância de dimensionar bem uma bomba para sua aplicação

Antes de compreender os fatores que devem ser determinantes e servir como parâmetro para o dimensionamento de uma bomba industrial, é importante que fique claro a importância de estabelecer o processo de escolha corretamente. Como foi dito, quanto mais alinhado for o mecanismo utilizado para a transferência de fluídos, o ciclo produtivo será mais eficiente.

Ou seja, ao compreender quais as melhores aplicações de bombas para o setor em questão, é mais simples visualizar o custo-benefício da peça e promover maiores ganhos na produção. Por exemplo, indústrias químicas, farmacêuticas, têxteis e alimentícias costumam dimensionar bombas de engrenagem para promover eficiência à cadeia produtiva.

 

3 fatores para dimensionar uma bomba corretamente

Após entender a importância e necessidade do dimensionamento correto das bombas de acordo com o setor produtivo, preste atenção em cinco fatores primordiais para uma melhor tomada de decisão:

 

1. Pesquise os tipos de bombas existentes

Antes de eleger a melhor possibilidade entre as bombas, faça uma pesquisa vasta sobre as opções existentes no mercado. Faça uma análise para cada fluído movimentando e o tipo de viscosidade. Para cada tipo de indústria e cada etapa da produção existe um modelo mais adequado. Lembre-se que a busca por informações deve ser visto como uma investimento a longo prazo, pois quanto mais alinhada for a escolha, melhores serão os níveis de eficiência do mecanismo adquirido.

2. Busque por fornecedores sérios e qualificados

É inegável que preços e prazos de entrega menores são fatores convidativos na hora de optar por um fornecedor. No entanto, é importante frisar que o preço abaixo do mercado pode estar relacionado com a qualidade da bomba — fator que poderá gerar problemas e posteriores gastos com reparos, além de perdas produtivas representativas.

3. Conte com uma consultoria especializada

Sem dúvidas, a melhor maneira de obter ótimos resultados ao dimensionar uma bomba para aplicação é buscando por auxílio de profissionais capacitados e especializados na área. A Tetralon conta com mais de 30 anos de experiência focada no fornecimento de bombas de qualidade e com o objetivo de proporcionar as melhores soluções para os processos industriais e sanitários. Além disso, possui um time completo para guiar a escolha do melhor mecanismo, adaptado e customizado a cada necessidade.

Quer mais conteúdos como este? Aproveite mais no blog da Tetralon!

 




Escreva um comentário

O seu e-mail nunca vai ser publicado. Campos obrigatórios *

*
*



Marcas