Blog Flow Expert

Dosagem em alta pressão: case de sucesso em grande player

11 de março de 2019 / FlowExpert

Como a Tetralon conseguiu um payback inferior a 6 meses substituindo bomba em dosagem de HCL com 70% de concentração de particulado.

A Aplicação

Em uma grande empresa do segmento de especialidades químicas, uma bomba dosadora de diafragma triplex hidraulicamente balanceada cumpria a função de dosar HGL (Hexileno Glicol) com 30% de catalisador sólido em um reator. O regime de trabalho era constante: 24 horas por dia, 7 dias por semana.

O Problema

A severidade da aplicação ficou evidente no desempenho das bombas, pois o tempo médio entre falhas era de apenas 20 dias. Disso resultavam altos custos com manutenção e redução dos lucros devido às paralisações da produção em função dos consertos.

A solução

A partir destas difíceis condições, os engenheiros de aplicação da Tetralon optaram por uma solução inovadora na substituição da dosadora convencional triplex de diafragmas: a bomba de multidiafragmas hidraulicamente balanceados Hydra-Cell. Sua exclusiva tecnologia permitiria que apenas um equipamento exercesse o trabalho – ao invés de três trabalhando em paralelo – e eliminaria as paradas de manutençãoem função da sua construção robusta. Além disso, a grande variedade de materiais construtivos permite ótima flexibilidade para trabalhar com fluidos agressivos, eliminando a possibilidade de desgastes prematuros e outros inconvenientes decorrentes da alta abrasividade do líquido. Essa combinação torna a Hydra-Cell ideal para este tipo de aplicação.

Os Resultados

Todos os problemas da aplicação foram resolvidos. As constantes manutenções foram eliminadas, dando lugar a paradas programadas e a bomba não apresentou nenhum problema em seus dois anos de operação.
Os benefícios medidos superaram as expectativas:

  • Aumento de 7% da produção do HGL (devido linearidade do fluxo, melhorou-se a eficiência
    da reação);
  • Redução dos custos de manutenção em 90%;
  • Redução em 30% do consumo de energia;
  • Redução em 87% das paradas para manutenção (acontecendo apenas as programadas);
  • Simplificação das instalações.

O payback resultante foi inferior a seis meses.

Do engenheiro de processos responsável: “Na busca por novas soluções, focando ampliar nossa produção, contamos com o suporte altamente especializado da Tetralon e da Hydra-Cell, que nos possibilitou com a instalação da nova bomba G-35 um incremento na produção de até 7% e reduções significativas nos custos de manutenção, consumo de energia elétrica entre outros. A tecnologia Hydra-Cell se mostrou efetiva, se destacando como um grande diferencial no nosso processo”.

Sobre a Hydra-Cell e a Tetralon

As bombas Hydra-Cell são distribuídas no Brasil, desde 2004, pela Tetralon, especialista em processos de movimentação de fluidos líquidos.
Sua ampla equipe de engenheiros de aplicação provê soluções confiáveis e de rápido retorno econômico para praticamente qualquer tipo de problema de bombeamento.
Clique aqui para saber mais sobre as bombas Hydra-Cell




Escreva um comentário

O seu e-mail nunca vai ser publicado. Campos obrigatórios *

*
*



Marcas