Blog Flow Expert

Hidrostal elimina entupimentos e preserva integridade dos sólidos no bombeamento de pescados

11 de junho de 2017 / FlowExpert

Aplicação

Em um produtor de sardinha em conserva da região de São Gonçalo, Rio de Janeiro, as vísceras, nadadeiras laterais e caudais, cabeça e até mesmo o corpo inteiro de outras espécies são aproveitados para a fabricação de farinha de peixe. Após o processo de evisceração, tais partes são descartadas em uma calha lateral e transferidas por meio da água até um tanque de resíduos. A mistura então é bombeada através de uma tubulação com 40 metros de extensão e 5 metros de altura até um tambor separador de sólidos.

Problema

A bomba centrífuga, responsável pela transferência da mistura até o ponto de separação, trabalhava a 3600 RPM, ocasionando o cisalhamento e a inevitável perda da carne para a água usada no bombeamento. Sendo assim, além do desperdício de insumos que tornavam a farinha mais rica e o processo mais produtivo, a gordura acumulada na água gerava altos custos para o tratamento desse efluente. Outro problema decorrente da alta concentração de sólidos era a quebra constante da bomba.

Solução

Para resolver o problema deste cliente, a Tetralon recorreu a uma solução que surgiu justamente para atender à indústria pesqueira. Nascida a partir da necessidade de  eliminar os danos causados aos peixes pelas bombas centrífugas convencionais, a Hidrostal, com sua tecnologia de impulsor helicoidal-centrífugo, vai muito além quanto ao bombeamento de sólidos, sem danos ao produto ou entupimentos.

Resultados

Em consequência ao bombeamento suave, a baixa turbulência e a espessa passagem para os sólidos, foi eliminado o cisalhamento dos resíduos de sardinha, facilitando o tratamento do efluente e reduzindo drasticamente o seu custo. Com a integridade dos sólidos, a farinha de peixe teve um ganho expressivo de qualidade pela maior presença de carne e gordura, sendo que a produtividade também aumentou ao se eliminar a perda de insumos para a água usada no processo. Além disso, benefícios adicionais como a eliminação das paradas por entupimento da bomba e a consequente economia de horas, mão de obra para manutenção e peças de reposição foram registrados. Com isso, a bomba funcionou por um ano e meio sem intervenção.

Sobre a Hidrostal e a Tetralon

As bombas Hidrostal são distribuídas no Brasil, desde 2004, pela Tetralon, especialista em processos de movimentação de fluidos líquidos. Sua ampla equipe de engenheiros de aplicação provê soluções confiáveis e de rápido retorno econômico para praticamente qualquer tipo de problema de bombeamento.



Escreva um comentário

O seu e-mail nunca vai ser publicado. Campos obrigatórios *

*
*

Marcas