Blog Flow Expert

Petroquímica Economiza R$130 mil/ ano e Diminui Riscos de Vazamento com Substituição de Bomba

5 de outubro de 2018 / FlowExpert

APLICAÇÃO

Em planta química e petroquímica era utilizada em seu processo de produção de polietileno uma tradicional marca de bomba de pistão com descarga de 24 bar, vazão de 20 L/min, uma pressão sucção de 4 bar, em temperatura de 50°C e NPSHd de 10 m para dosagem em alta pressão de Butano.

PROBLEMA

Em visitas ao cliente, o vendedor da Tetralon percebeu o medo decorrente pela periculosidade da dosagem de butano a uma alta pressão de 24 bar. O processo com fluido inflamável não poderia falhar, pulsar ou vazar, o que caso ocorresse, poderia trazer uma série de consequências.

Um fator que intensificava a preocupação, era que a pulsação da bomba utilizada causava vibrações em toda a linha, o que para minimizar esse problema, estavam utilizando um amortecedor de pulsação.   

Fora essas dores, as bombas eram grandes e com bases pesadas, o que requeria um grande trabalho de manutenção, além de que o prazo médio de entrega das peças de reparo do concorrente  era cerca de 180 dias, o que significava aproximadamente 6 meses sem o equipamento.

A SOLUÇÃO

Em análise à planta do cliente e suas necessidades, nosso time de engenheiros de aplicação sugeriu a substituição da bomba de pistão que a indústria utilizava pela Hydra-Cell, que além de fazer tudo o que a anterior fazia – porém com mais precisão,  é silenciosa e compacta, com menor consumo energético e sem selo, otimizando o processo e diminuindo riscos.

O RESULTADO

Em menos de um mês o cliente comprovou os benefícios gerados pela performance da Hydra-Cell. A dosagem agora é mais precisa e o principal problema foi resolvido, a linha já não vibra, eliminando a utilização do amortecedor de pulsação e seus possíveis riscos de vazamento.

Surge também uma economia anual de aproximadamente R$130.000,00 com custo operacional e manutenção, além de menor consumo energético.

O prazo de 180 dias para entrega de peças de reparo agora é de no máximo 45 e o custo de aquisição da nova bomba sai aproximadamente ¼ do valor da anteriormente utilizada.

Sobre a HYDRA-CELL e a TETRALON

As bombas Hydra-Cell são distribuídas no Brasil, desde 2004, pela Tetralon, especialista em processos de movimentação de fluidos líquidos. Sua ampla equipe de engenheiros de aplicação provê soluções confiáveis e de rápido retorno econômico para praticamente qualquer tipo de problema de bombeamento.




Escreva um comentário

O seu e-mail nunca vai ser publicado. Campos obrigatórios *

*
*



Marcas