Sabemos que reduzir custos e otimizar processos é essencial para toda empresa se manter competitiva, e nós da Tetralon encontramos uma lacuna na manutenção de onduladeiras/ corrugadores que tem feito os proprietários desses equipamento perderem consideráveis somas de dinheiro com um problema que sabemos como corrigir.

Na etapa de impressão, por exemplo, não raramente nossos consultores encontram impressoras flexográficas alimentadas por bombas de baixa qualidade ou inadequadas para bombeamento de tinta. Isso acontece porque a maioria dos fabricantes desses maquinários muitas vezes optam integrar ao seu produto as bombas com preço inicial menores. A conta desse erro, no entanto, vai direto para o bolso do cliente, que na maioria das vezes nem faz ideia de quanto dinheiro está perdendo. Na recirculação de cola de amido o mesmo problema se repete com o agravante de que o regime de operação constante por longos períodos pode tornar a conta ainda maior.

Consumo de ar comprimido: as bombas pneumáticas, largamente utilizadas em impressoras flexográficas, consomem naturalmente muito ar comprimido, que por sua vez consome muita energia nos compressores para ser gerado. Acontece que, dependendo da bomba pneumática, o consumo de ar comprimido pode ser até 60% menor. Você já checou quanto dinheiro a geração de ar comprimido custa para a sua empresa? Veja o vídeo abaixo e entenda como uma bomba pneumática pode consumir menos ar comprimido.

Vida útil dos componentes da bomba: os diafragmas das bombas pneumáticas, por exemplo, são as peças que sofrem mais desgaste e podem representar boa parte dos custos de manutenção.
Dependendo da tecnologia de construção de um diafragma, sua vida útil pode durar até duas vezes mais que nos diafragmas convencionais ou de baixo custo.

Tempos de parada: quanto menor a vida útil das peças, maior a necessidade de paradas para trocas. Isso implica não só em tempos de inatividade do processo, mas também pode demandar mão de obra especializada para a manutenção, implicando ainda mais custos.


Diafragma Tetralon

Diafragma Concorrente

Agora convidamos você a pensar o quanto esses custos sistemáticos podem representar no período de um ano. Colocando no longo prazo então, estas cifras podem se tornar assombrosas. Muitos de nossos clientes surpreendem-se quando passam a compreender os custos escondidos por detrás de uma bomba “barata” no custo inicial.