Bombas Engrenagens

O primeiro modelo daquilo que chamamos hoje de bombas de engrenagens foi inventado por volta de 1580 por Nicolas Grollier de Servière. Seu princípio de bombeamento é positivo: se dá por meio da rotação de uma engrenagem motora que impulsiona uma engrenagem movida.

O vácuo formado pelo engrenamento promove a sucção do fluido, que preenche a cavidade entre os dentes da engrenagem e a carcaça da bomba, para ser transportado em pequenos pacotes até a área de descarga. Esse “preenchimento” é expelido para fora da bomba pelo movimento de rotação constante, sem risco de retroceder em virtude da vedação proporcionada tanto pelas engrenagens entre si quanto elas com a carcaça. Ao reiniciarem o contato, expulsam o fluido contido no bolsão formado anteriormente.

De lá para cá o conceito evoluiu, e hoje temos basicamente dois modelos bastante usuais desse tipo de bomba: as de engrenagens internas e as de engrenagens externas. As bombas de engrenagens internas, desenvolvidas por Niels Jensen em 1911, consistem em uma engrenagem dentro da outra, onde a periférica forma os bolsões de produto no intervalo entre seus dentes internos e os dentes da engrenagem movida, impulsionando-a dentro do seu raio.

As bombas de engrenagens são indicadas para transferências e dosagens sem pulsação de fluidos que apresentam dificuldade no bombeamento (abrasividade, viscosidade, volatilidade, necessidade de aquecimento). Estas bombas possuem um bom poder de sucção, baixíssimo risco de “slip” do produto, porém, não admitem sólidos grandes e não podem trabalhar a seco, pois sua selagem dinâmica precisa ser lubrificada pelo próprio fluido bombeado.


Bombas De Engrenagens Internas Linha Universal (“Heavy Duty”) – Viking

Bombas De Engrenagens Internas Linha Universal (“Heavy Duty”) – Viking

Opções mais acessíveis para um grande range de aplicações. Proteção contra danos à bomba por fluidos agressivos e difíceis.

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Bombas de Engrenagens Internas com Acionamento Magnético MD e UMD – Viking

Bombas de Engrenagens Internas com Acionamento Magnético MD e UMD – Viking

Permite manutenção e acesso à engrenagens sem desmontagem do acoplamento nem retirada da bomba de linha.

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Bombas de Engrenagens Acopladas Diretamente ao Motor High Speed – Viking

Bombas de Engrenagens Acopladas Diretamente ao Motor High Speed – Viking

Bomba desenvolvida para trabalhar com alta eficiência e confiabilidade com fluidos de baixa e média viscosidades.

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Bomba de Engrenagens Internas para Serviços Gerais – Viking

Bomba de Engrenagens Internas para Serviços Gerais – Viking

Vedação do eixo através de gaxeta, selo mecânico ou retentor, atendem a aplicações de baixas a médias vazões.

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Bombas de Engrenagens Internas para Abrasivos Linha 4625 – Viking

Bombas de Engrenagens Internas para Abrasivos Linha 4625 – Viking

Ideais para líquidos com concentrações de partículas pequenas mas duras. Baixo custo com instalação inicial.

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Bomba de Engrenagens Internas para Asfaltos – Viking

Bomba de Engrenagens Internas para Asfaltos – Viking

Transfere material betuminoso, de altíssima viscosidade e que requer aquecimento para viabilizar o bombeamento.

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Bombas de Engrenagens Externas de Precisão Linha SG – Spur Gear – Viking

Bombas de Engrenagens Externas de Precisão Linha SG – Spur Gear – Viking

Suportam pressões muito maiores (até 102 bar). Engrenagens de aço carbono retificadas.

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Bombas de Engrenagens Externas Linha SG – Spur Gear – Viking

Bombas de Engrenagens Externas Linha SG – Spur Gear – Viking

Bombas que oferecem precisão e acuracidade. Ideais para baixas vazões (de 1,5 a 757 l/min) e altas pressões (até 102 bar).

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Bomba de Engrenagens Externas para Magma Linha BMC / KMC – Broquet

Bomba de Engrenagens Externas para Magma Linha BMC / KMC – Broquet

Transfere magma, massa e xarope de açúcar nos processos da indústria sucroalcooleira. Altas vazões em altas rotações.

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Bombas de Engrenagens Externas – Maag

Bombas de Engrenagens Externas – Maag

Bombas de grande porte e alta precisão e pressão. Para transferências críticas em que falhas não são toleradas.

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Bombas de Engrenagens Externas para Polímeros – Maag

Bombas de Engrenagens Externas para Polímeros – Maag

Grande porte, alta pressão e precisão para extrusoras em plantas petroquímicas. Opção construtiva suporta até 350 bar.

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