Aplicação

Na planta de uma fabricante mundial de cosméticos no Rio de Janeiro, o processo de destamboramento de aditivo para condicionador operava com uma bomba pneumática – FDA com mangote com 3” e tubo pescador em aço inox 316L (baixo carbono) à uma vazão de 70 kg/min, com uma pressão de 3bar e viscosidade estática de 15.000 cP.

Problema

Com a iniciativa interdepartamental da empresa em buscar pontos de melhoria nos processos, a fabricante sustentava um projeto de redução do desperdício. Dessa forma, foi constatado que 24,9kg de LPBASE eram perdidos por tambor: quantidade de fluido desperdiçado era equivalente a 14,14% do tambor cheio de produto. Com a inclinação manual do tambor na etapa final do destamboramento, seria possível reduzir o desperdício para até 15,8kg, porém, raramente essa movimentação era possível.

Solução

Para resolver o problema deste cliente, a Tetralon propôs a substituição do antigo sistema de destamboramento pelo sistema WILDEN DUS (Drum Unloading System), solução de descarga de tambor para esvaziar materiais com alta viscosidade, com o aproveitamento da já vigente bomba Wilden HS – XPX8 que, aplicados em teste, reduziram a perda de produto para 400g por tambor.

Resultado

A solução superou a meta imposta pela mesma de redução de perda máxima de 900g por tambor para liberação do budget reservado. Após a realização de 12 eventos utilizando a solução proposta foi comprovado um percentual de eficiência de remoção de 90% de produto durante a transferência de LPBASE no interior da barrica. Com a eliminação da perda se calcula um retorno médio em 4 meses. Outro benefício constatado foi em relação à ergonomia, condições de trabalho dos operários, principalmente no carregamento de mangote metálico e inclinação do tambor. A partir da redução da perda de produto para 400g por tambor a solução proposta possibilitou à aplicação concorrer ao prêmio do projeto da empresa.

Sobre a WILDEN e a TETRALON

A TETRALON representa a WILDEN no Brasil há mais 30 anos com exclusividade, e possui grande estoque de peças, sala de testes, assistência técnica especializada e engenheiros de vendas treinados, aptos a apresentar a melhor solução para cada aplicação de bombeamento.