Blog Flow Expert

Reduza os custos de energia com a bomba certa para sua aplicação.

4 de julho de 2019 / FlowExpert

Quando você quer economizar nos custos de energia, as bombas podem não ser o seu primeiro pensamento, mas pense novamente.
As bombas consomem cerca de 10% da energia mundial. Mais, na verdade, do que qualquer outro tipo de equipamento.
Embora a otimização da bomba não seja uma ideia nova, o impulso para reduzir as emissões de CO2 e os custos operacionais dá uma relevância cada vez maior para o tema.
Além de comparar o preço de compra, também é importante comparar o consumo de energia ao longo de um ciclo de vida. Considerar o dimensionamento da bomba em um estágio inicial no projeto da planta é um processo justo. Mesmo comparando marcas premium, você pode economizar 25% ou mais – para concorrentes de menor eficiência, que podem aumentar para mais de 50%.
Para as plantas existentes, onde a otimização da bomba não tem sido uma questão-chave, uma atualização pode valer a pena, com um retorno potencialmente alcançado em apenas três meses.

A energia é um desafio que afeta a todos nós.

A nova legislação está obrigando o mundo a adotar padrões de eficiência mais altos para motores elétricos, normalmente aumentando a eficiência em cerca de 2%. Claramente, há uma grande oportunidade quando economias de energia de até 50% podem ser alcançadas otimizando a seleção da bomba.

É importante escolher uma bomba bem construção bem projetada. Folgas estreitas e design interno otimizado são a chave para maximizar o desempenho, e isso requer uma construção robusta. Bombas menos robustas, muitas vezes feitas de material mais fino, tendem a se expandir e contrair sob pressão, exigindo maiores folgas e resultando em menor eficiência. Mas isso é apenas parte da história. A questão crítica é selecionar a bomba certa para a tarefa específica.
  • Considere o design geral do sistema além do design da bomba. Mesmo com bombas de alta qualidade, o desempenho real da bomba pode variar drasticamente de aplicação para aplicação.
  • Selecione uma bomba o mais próximo possível do seu melhor ponto de eficiência.
  • Procure uma ampla oferta de produtos, além da disponibilidade de uma ferramenta de seleção auxiliada por computador. Isso ajudará você a se aproximar do desempenho ideal.
  • Para controlar a taxa de vazão, busque uma bomba com controle de velocidade do bombeamento, em vez de ajustar a contrapressão por meio de válvulas. Economias de energia de 30 a 40% são possíveis.
Para cada tamanho de bomba existe um ponto ideal de fluxo, onde a bomba é mais eficiente. Isso é chamado de “melhor ponto de eficiência” (ou BEP, “best efficiency point”). Se o ponto de funcionamento necessário estiver a alguma distância do BEP, a eficiência da bomba poderá ser baixa.
Infelizmente, muitas bombas não operam no BEP. Ferramentas de seleção computorizadas, como o programa CAS da Alfa Laval, são uma grande ajuda na seleção da bomba certa para a tarefa em questão.
  • Ao projetar um novo sistema: pequenas alterações no projeto do processo podem afetar significativamente a eficiência de qualquer bomba.
  • Se houver um ponto de funcionamento fixo, analise várias bombas para verificar qual o tamanho é mais eficiente.
  • Os requisitos do sistema de balanceamento, os pontos de atividade e o preço da bomba podem ser complexos. Ferramentas computadorizadas, como o programa CAS da Alfa Laval, permitem uma análise completa para otimizar a seleção.
  • Quando a viscosidade do fluido bombeado começar a aumentar, considere uma bomba de deslocamento positivo, que pode usar significativamente menos energia à medida que a viscosidade aumenta.

Quanto mais bombas, mais você economiza.

Um relatório publicou detalhes da economia alcançada em uma das principais instalações do produtor de leite Murray Goulburn *. Bombas Alfa Laval de tamanho correto foram instaladas em dois bancos de pré-aquecedor de separador de leite.

Os resultados superaram as expectativas:

  • Custos de funcionamento do sistema de bomba até 42% mais baixos
  • Emissões de carbono reduzidas
  • Melhor controle de processo
  • Economia anual por bomba: € 1.430



Escreva um comentário

O seu e-mail nunca vai ser publicado. Campos obrigatórios *

*
*



Marcas