Blog Flow Expert

Fabricação de Iogurte premium: Como evitamos que um cliente perdesse muito dinheiro

18 de outubro de 2018 / FlowExpert

A SITUAÇÃO

Em reconhecida indústria fabricante de laticínios do nordeste, utilizava-se bomba monofuso helicoidal para transferir iogurte com viscosidade de 1.200 cP’s, a uma pressão de 6 bar, com vazão de 3,7 m³/h em temperatura ambiente para produção de Iogurte.  

PROBLEMA

Em visita à planta do cliente, um engenheiro da Tetralon notou que uma bomba de monofuso helicoidal operava na transferência de um iogurte premium, que saía dos tanques de produção indo para as máquinas de envase, e atentou-se para uma oportunidade de grande otimização do processo. Nossa experiência mostra que onde há transferência de iogurte, quase sempre há grande perda de dinheiro, porque as bombas tradicionais não são capazes de esgotar este produto de viscosidade relativamente alta que fica estacionado na tubulação, implicando a perda deste no processo de higienização. Após verificar cálculo de perda anual apresentado pelo nosso consultor, o responsável pela planta ficou preocupado com a quantidade de dinheiro que  vinha literalmente escoando pelo ralo.

A SOLUÇÃO

Não foram necessários muitos estudos da engenharia de aplicação da Tetralon para solucionar aquela ineficiência que havia se tornado um tremendo problema para o cliente, agora ciente da real situação. A Tetralon tem em seu portfólio uma bomba de tecnologia exclusiva capaz de esgotar em até 60% o produto estacionado na sucção e até 90% na descarga. Tal façanha só é possível devido a tecnologia de disco excêntrico, exclusiva das bombas Mouvex, que succiona e comprime o produto na tubulação mesmo com sua câmera de bombeamento vazia. 

O RESULTADO

O cliente passou a recuperar 150Kg do iogurte que eram perdidos a cada batelada, ocasionando um payback do investimento da nova tecnologia em três meses só com a redução de perda de produto. Outros significativos benefícios adicionais foram validados, como a redução de consumo da água que promovia o arraste do produto parado na linha para o ralo e a consequente eliminação da necessidade de tratamento da água para descarte.

Sobre a MOUVEX e a TETRALON

As bombas Mouvex são distribuídas no Brasil, desde 2009, pela Tetralon, especialista em processos de bombeamento. Sua ampla e capacitada equipe de engenheiros provê soluções confiáveis e busca rápido retorno econômico para praticamente qualquer tipo de problema envolvendo bombas.



Escreva um comentário

O seu e-mail nunca vai ser publicado. Campos obrigatórios *

*
*

Marcas