Aplicação

Na planta de uma fabricante mundial de tintas, revestimentos e produtos químicos especiais em São Paulo, a tinta a base de água, de viscosidade 1600 – 2400 cPs (100 – 110 UK) era transferida a uma vazão de 288lpm – 17,3m³/h para alimentação de máquina de envase. Com uma pressão de ar disponível de 7 bar para alimentação da bomba e pressão de descarga de 2 bar o rendimento era de 4 galões de 18 litros a cada 15 segundos.

Problema

Os diafragmas em Buna da bomba Libélula P-80 chegaram a não durar mais do que 30 dias em alguns casos. O principal problema da baixa durabilidade era o alto custo com peças de reposição, além do prejuízo com as constantes paradas na produção e gastos com a relação hora/homem nas manutenções.

Solução

Para atender às necessidades do cliente, a Tetralon propôs a instalação da bomba Wilden XPX1500, com corpo em alumínio e diafragmas, assentos e esferas em Wilflex. Para substituição das bombas Libélula P-80, a bomba foi enviada, em caráter de teste, com a garantia de 4 meses de durabilidade dos diafragmas.

Resultado

Após o período de testes foi constatado que a bomba não apresentou nenhum tipo de problema e que conteve paradas na produção durante seis meses. As 5 bombas Libélulas da linha de envase foram então substituídas pelas propostas Wilden XPX1500. Levando-se em consideração apenas os custos com peças de reposição, não sendo computados custos com hora/homem de manutenção, perdas de produção e perdas de produto dentro da bomba, a estimativa de economia anual é de R$ 36.643,20 com um pay-back de 1 ano e 6 meses, apenas levando-se em consideração a economia com peças de reposição.

Sobre a WILDEN e a TETRALON

A TETRALON representa a WILDEN no Brasil há mais 30 anos com exclusividade, e possui grande estoque de peças, sala de testes, assistência técnica especializada e engenheiros de vendas treinados, aptos a apresentar a melhor solução para cada aplicação de bombeamento.