O que é Bomba de Diafragma Pneumática

A bomba de diafragma pneumática é uma bomba cuja a ação de seu bombeamento é produzida por meio do aumento de pressão gerado com o deslocamento alternativo de seus diafragmas. Quando o acionamento do diafragma da bomba é feito por ar comprimido a chamamos de bombas pneumáticas. As bombas de diafragma pneumáticas são extremamente versáteis, projetadas para abrangerem a maior gama de aplicações, desde fluidos onde se exigem um alto grau de sanitariedade (bombas sanitárias) como área farmacêutica e de alimentos, até tratamento de esgoto, com presença de sólidos, atendendo líquidos de baixa viscosidade até corrosivos, além disso é a mais robusta contra falhas de operação.
Seu funcionamento pneumático traz simplicidade tanto na instalação quanto na operação, dispensando motores elétricos e inversores de frequência.Em casos que, durante o processo de deslocamento do fluido, existe um alto risco de combustão ou explosão, bombeamento de sólidos relativamente grandes (sólidos acidentais), fluido viscoso a ser bombeado temos a opção da bomba de duplo diafragma.Somos representantes exclusivos das bombas de diafragmas pneumáticas Wilden, a inventora desta tecnologia.
bomba de diafragma

Bomba de Diafragma Pneumática Metálica Advanced Fit – Wilden

Bomba de Diafragma Wilden Advanced Fit

Bomba de Diafragma de maior desempenho sem a necessidade de alteração das instalações, maior vazão e vida de diafragmas.

Bomba de Diafragma Pneumática Dosadora Accu-Flo – Wilden

Bomba de Diafragma Wilden AccuFlo

Bomba Pneumáticas de Duplo Diafragma Wilden Accu-Flo são bombas dosadoras com excelente custo-benefício.

Bomba de Diafragma Pneumática Plástica – Wilden

Bomba de Diafragma Pneumática Wilden Plástica

Bomba Autoaspirante, trabalho à seco, esgotamento de tanque. Bombeamento de químicos corrosivos e perigosos.

Bomba de Diafragma Pneumática para Área Classificada – Wilden

Bomba de Duplo Diafragma Wilden Áreas classificadas

Bombas Pneumáticas de Diafragma Wilden da linha ATEX podem operar em atmosferas explosivas e áreas classificadas.

Bomba de Diafragma Pneumática para Alta Pressão – Wilden

Bomba de Diafragma para Alta Pressão Wilden

Bombas de Diafragmas Wilden para alta pressão foram projetadas para proporcionarem altas pressões sem a necessidade de reforços.

Bomba de Diafragma Pneumática para Sólidos – Wilden

Bombas para sólidos de Diafragma Pneumático Wilden

Bombas de Diafragma com design robusto e capaz de suportar grandes sólidos sem entupimento e sem decréscimo danos.

Bomba Pneumática Sanitária Linha Saniflo FDA – Wilden

Bomba de Duplo Diafragma Wilden Áreas classificadas

Linha acessível para bombeamentos com requisitos sanitários, ótima alternativa às bombas de alto custo.

Bomba Pneumática de Duplo Diafragma EHEDG – Wilden

Bomba de Diafragma para Alta Pressão Wilden

A bomba não utiliza selo mecânico ou gaxetas eliminando assim risco de perda de produto e contaminação do ambiente.

Bombas Pneumáticas de Coluna de Vácuo Saniflo VC – Wilden

Bombas para sólidos de Diafragma Pneumático Wilden

Bombeiam sólidos sensíveis, sendo ideal para indústria alimentícia devido ao baixo cisalhamento do produto.


Como Funciona uma Bomba de Diafragma Pneumática

Bomba de Diafragma

Bomba de Diafragma

  1.   A válvula de ar direciona o ar comprimido para parte traseira do diafragma A, empurrando-o. O diafragma A por sua vez pressuriza o coluna de líquido.
  2.   À medida que que o ar movimenta o diafragma A ao longo da câmara de líquido empurra o fluido através da esfera de descarga.
  3.   Ao mesmo tempo o eixo puxa o diafragma B para que o ar comprimido presente na câmara de ar B seja descarregado pelo silenciador da bomba.
  4.   O movimento do diafragma B para o centro da bomba cria um vácuo na câmara de líquido B e a pressão atmosférica força a entrada do fluido pelo manifold de sucção que por sua vez eleva a esfera de sucção permitindo a entrada do fluido na câmara de líquido B.

Bomba de Diafragma

Bomba de Diafragma

  1.  Quando o diafragma A atinge o limite do ciclo de descarga a válvula de ar redireciona o ar comprimido para a câmara de ar B.
  2.   O ar comprimido força o movimento do diafragma B em direção à câmara de líquido B enquanto o diafragma A é puxado para o centro da bomba através do eixo.
  3.   O diafragma B agora está no ciclo de descarga forçando que a esfera de sucção B se mantenha apoiada no assento. A força hidráulica na câmara de líquido B empurra a esfera de descarga B enquanto a esfera de descarga A é forçada para seu assento dessa forma fluido é direcionado à descarga da bomba.
  4.   O movimento do diafragma A em direção ao centro da bomba cria vácuo na câmara de líquido A e a pressão atmosférica força entrada do fluído no manifold de sucção.
  5.   A esfera de sucção A é elevada permitindo a entrada do fluido do manifold de sucção na câmara de líquido A.

 

Diafragmas

A Wilden® traz a maior variedade de formas, tamanhos e materiais de diafragma do mercado, levando a ciência do diafragma além dos padrões para oferecer produtos mais duráveis que resistem de maneira confiável a petróleo, produtos químicos, ácidos e outros fluidos agressivos.
Pioneira em diafragmas higiênicos, para aplicações sanitárias, em conformidade com a FDA, proporcionando economia significativa em trabalho e tempo de inatividade.
A Wilden® usa três famílias de materiais em seus diafragmas: borracha, elastômero termoplástico (TPE) e politetrafluoretileno (PTFE). Esses materiais estão disponíveis em diversos modelos – cada um oferecendo benefícios exclusivos, dependendo da aplicação e das características do produto que está sendo bombeado. Além disso, os diafragmas Wilden são oferecidos em várias formas, incluindo tradicionais, contornadas e complicadas.
Diafragma Ultra-Flex

Diafragma de pistão integral Chem-Fuse

DIAFRAGMA DE PISTÃO INTEGRAL CHEM-FUSE (IPD)CHEM-FUSE

Solução ideal para aplicações industriais e químicas em geral. Este diafragma suporta ácidos e outros fluidos agressivos e altas temperatura. Segurança no bombeamento.

Diafragma de pistão integral Pure-Fuse

Diafragma de pistão integral com fusível puro (IPD)Fusível puro

Ideal para aplicações sanitárias como alimentícias e farmacêuticas. Possibilidade de CIP. Atendem aos requisitos do FDA CFR 21.177, 3A e 1935/2004 / EC.

Diafragma EZ-Install

Diafragma de instalação EZ

Sem necessidade de inversão do diafragma durante o processo de instalação. Redução de custo e tempo. Aumento de segurança.

Diafragma Full-Stroke PTFE

Diafragma de PTFE de curso completo

Elevação de sucção, vazão, vida útil, taxas de fluxo, eficiência e confiabilidade necessárias para a realização do trabalho com segurança.

Diafragma Reduced-Stroke PTFE

Diafragma de PTFE de curso reduzido

Curso e deslocamento reduzido para minimizar o contato abrasivo com o compartimento da bomba, proporcionando uma vida útil longa e flexível.

Diafragma Ultra-Flex ™       

Diafragma Ultra-Flex

Minimiza a concentração de tensão durante todo o curso, fornecendo a chave para uma vida útil longa do diafragma. Maior resistência à abrasão com materiais corrosivos.

VÍDEOS