Bomba Pneumática
Bomba Pneumática

BOMBA PNEUMÁTICA

Bomba pneumática de duplo diafragma possuem uma tecnologias de bombeamento que opera por meio de diafragmas e ar comprimido.

A ação de bombeamento é produzida quando o diafragma que é empurrado pelo ar
comprimido pressiona o fluido, expulsando-o da câmara de bombeamento. A construção da bomba elimina qualquer contato entre o líquido bombeado e a fonte de energia.
Robustas, fáceis de operar e a prova de falhas, as bombas pneumáticas oferecem grande versatilidade para uma grande gama de aplicações, desde o tratamento de esgoto e efluentes até fluidos e processos que exigem alto grau de sanitariedade, transferindo fluidos corrosivos, com presença de
sólidos, tintas, cosméticos e tantos outros, estando presente desde as
indústrias farmacêuticas até alimentícias e químicas.

Wilden, o suprassumo da inovação em bombas pneumáticas

Hoje a sustentabilidade dos processos é sinónimo de competitividade na indústria e não há mais brechas para as ineficiências do velho modo de se fazer as coisas. Quem inova sai na frente e a Wilden está conectada a essa mentalidade desde 1955, quando Jim Wilden trouxe ao mundo a primeira bomba pneumática.

Desde então a precursora do mundo das bombas pneumáticas de duplo diafragma perssegue a ideia de que nada nasce perfeito e assim permanece. E em função desta mentalidade nos últimos foram mais de dez milhões de dólares investidos em pesquisa e desenvolvimento.


Fazer diferente para agregar inovações em 3 áreas críticas de satisfação dos clientes:
1) Menor consumo de ar
2) Maior durabilidade da principal peça: Os diafragmas.
3) Robustez e simplicidade construtiva: Menor número de peças

Se hoje a Wilden é imbatível, isso se deve ao pioneirismo e à busca constante pelo novo. Seu êxito não nasce do acaso, mas da aposta por décadas em novas gerações de bombas pneumáticas. Nossas sementes já foram plantadas e quem quiser nos alcançar é melhor pensar diferente hoje. Peça por um teste e perceba a diferença.

Nossos modelos

Não compre uma bomba pneumática sem antes entender isso!

Nós da Tetralon conhecemos empresas que pagam o justo pelas suas bombas pneumáticas e outras que acabam pagando quase dez vezes mais. Sabemos também que quem compra o “mico” muitas vezes o faz por desconhecer os impactos do custos de operação do equipamento ou OPEX (*). Se você nem faz ideia o que significam esse termo ou sigla, saiba que pode estar perdendo muito dinheiro, assim como a maioria das empresas, pois essa é a regra e não a exceção. Por hora, você entendendo ou não de custos de operação, é importante que tenha em mente que o “ponto cego” do custo inicial é por onde muitos compradores são induzidos ao erro na aquisição de bombas pneumáticas. Para não entrar nessa barca furada, considere sempre o custo do equipamento em sua totalidade, ou seja, quanto essa bomba vai custar ao longo de sua vida útil. A seguir, elencamos os principais fatores que compõem os custos de operação de uma bomba pneumática e que não podem ser negligenciados na hora da decisão.
(*) Opex (Operational expediture) custo de operar e manter operando o bem de capita

Consumo de ar da bomba pneumática

Não é segredo que a geração de ar comprimido representa um dos grandes vilões da conta de energia em uma fábrica, muitas vezes representando mais de 50% desta. Todo mundo sabe também que, embora muito versáteis, as bombas pneumáticas de diafragmas em geral têm um alto consumo de ar comprimido. Entretanto, o que pouca gente entende é que entre uma marca e outra de bomba pneumática, comprovadamente a eficiência energética pode variar em até 60%. O estudo abaixo feito em um fabricante de resinas mostra claramente como as diferentes bombas na planta impactam o custo de operação.

econômia

1 %

MENOR CONSUMO DE AR COMPRIMIDO

1 X

MAIOR A VIDA ÚTIL DOS DIAFRAGMAS

1 %

MENOR A REPOSIÇÃO DE PEÇAS

ProFlo-Shift: o segredo da Wilden para consumir até 60% menos ar comprimido

Como é possível ver no gráfico abaixo, a fase de overfilling destacada, o motor pneumático continua mandando ar, mesmo o diafragma já tendo atingido o seu fim de curso. Ou seja, está se consumindo ar sem que haja um deslocamento de líquido e para sanar este problema a Wilden desenvolveu um novo sistema de distribuição de ar que corrige esta perda, gerando um consumo de ar comprimido até 60% menor, com um transferência até 22% mais rápida do que nas bombas pneumáticas convencionais. Esta é uma inovação da indústria de bombas pneumáticas chamada ProFLo Shift, o sistema de distribuição de ar que usa um segundo carretel piloto para cortar antecipadamente o fluxo de ar, ou seja, no momento em que o diafragma já executou o seu trabalho de empurrar o fluido bombeado para fora da câmara

veja quem usa

DEPOIMENTOS

Jakarta
Empresa: PT. Indochemical Citra Kimia
Leia mais
“Nós servimos pinturas, adesivos e tintas, são as nossas três maiores aplicações. Nosso produto é altamente inflamável, alguns deles geram faíscas, por isso a nossa maior preocupação é a segurança. Temos uma bomba Wilden há 20 anos e nunca encontramos problemas com ela. É muito confiável.”
Dan Keating
Consultor comercial de energia da National Grid
Leia mais
“Eu testemunhei uma ótima demonstração de bombas de diafragma. É ótimo ver uma inovação que está traçando novos padrões na indústria de bombeamento para ajudar nosso cliente a economizar energia”
Peter Carfrae
Representante da Axflow
Leia mais
“É incrível quando eficácia e economia podem ser feitas a partir de algo tão simples. Estou aí há bastante tempo, não preciso de complicações. Meus clientes também não precisam de complicações, então este é o futuro. Esta nova Pro-Flo SHIFT vai mudar o jogo”.
Mykola Bilash
Empresa John Brooks em Edmonton
Leia mais
“Se eu tivesse que descrever a bomba para alguém eu definitivamente descreveria como: tecnologia inovadora. Realmente vai revolucionar o ramo.”
Eric Matteson
Vendedor da Glauber, Nova York.
Leia mais
“O design simples que a tecnologia da SHIFT usa em mecanismos existentes, com os quais todos estão familiarizados, melhora o design da AODD que todos conhecemos e amamos”.
Brian Sublett
Diretor de vendas da Premier Pumps em Ohio, Cleveland.or da Glauber, Nova York.
Leia mais
“A Pro-Flo SHIFT é provavelmente a inovação mais significativa que eu já vi na minha carreira. Ela muda o jogo.”
Anterior
Próximo

Essa ação não é permitida.