Blog Flow Expert

Creme dental com borracha nunca mais. Você também utiliza bombas helicoidais para aplicações sanitárias?

28 de novembro de 2019 / FlowExpert

Solução pioneira da Tetralon coloca a Mouvex como padrão nos skids de dosagem de uma famosa fabricante de creme dental. 

Aplicação

Numa planta de fabricação de creme dental, vários skids operam bombas dosando ingredientes da composição em uma linha de operação contínua. Na linha principal entrava a base do creme, sendo dosados em quantidades precisas Lauryl, Slurry e Flavour. Um sistema automático atuava nos motores das bombas para manter a concentração correta de todos os componentes da fórmula.

Problema

O produto final não estava atingindo os padrões de qualidade necessários, pois as bombas que faziam a dosagem eram helicoidais, que possuem estatores de borracha. Conforme o tempo, estas peças se desgastavam, gerando dois problemas:

  • Perda de precisão: o sistema automático aumentava a rotação da bomba conforme o desgaste aumentava, mas isso tinha um limite e depois de um tempo as bombas não atingiam mais a vazão necessária. Os ingredientes eram dosados de maneira irregular e toda a fabricação era comprometida.
  • Contaminação do creme dental: apesar de serem instalados filtros, sempre existia a contaminação por micropartículas de borracha.

Esses dois fatores implicavam em altos custos de manutenção, perda de lotes de fabricação, e risco de danos à marca, caso algum lote fora de especificação fosse parar no mercado.

Solução

A bomba de discos excêntricos Mouvex possui um sistema exclusivo de auto-compensação de desgaste, tornando a dosagem linear ao longo do tempo. Como ela não possui nenhuma peça de desgaste ou selo mecânico eliminam-se também os riscos de contaminação do produto final e de eventuais vazamentos.

A Mouvex SLC2 é fabricada em aço inox, possui projeto aprovado pela 3A e EHDGE e atende a todos os requisitos de aplicações sanitárias.

 

Resultado

A adoção da bomba Mouvex eliminou completamente os problemas de precisão na dosagem, conforme pode ser comprovado no gráfico. Isso garantiu uma melhora no controle do processo e uma maior disponibilidade dos equipamentos, pois não era necessária a troca constante de peças de desgaste.

Foi mensurada também uma redução drástica nos custos de manutenção, pois a bomba Mouvex não possui selos mecânicos, rotores ou estatores, peças que constituem as bombas helicoidais. O sucesso foi tamanho que o cliente adquiriu mais de 30 bombas, inclusive adotando a Mouvex como padrão em outros países, como a Argentina.

Sobre a Mouvex e a Tetralon

As bombas Mouvex são distribuídas no Brasil, desde 2009, pela Tetralon, especialista em processos de movimentação de fluidos líquidos. Sua ampla equipe de engenheiros de aplicação provê soluções confiáveis e de rápido retorno econômico para praticamente qualquer tipo de problema de bombeamento.




Marcas