Escrito por Théo Flow Expert
Olá! Eu sou o Théo. Engenheiro especialista em movimentação de Fluidos, Fã incondicional da banda Foo Fighters e jogador profissional de videogame.
Numa planta de fabricação de creme dental, vários skids operam bombas dosando ingredientes da composição em uma linha de operação contínua. Na linha principal entrava a base do creme, sendo dosados em quantidades precisas Lauryl, Slurry e Flavour. Um sistema automático atuava nos motores das bombas para manter a concentração correta de todos os componentes da fórmula.
O produto final não estava atingindo os padrões de qualidade necessários, pois as bombas que faziam a dosagem eram helicoidais, que possuem estatores de borracha. Conforme o tempo, estas peças se desgastavam, gerando dois problemas:
Esses dois fatores implicavam em altos custos de manutenção, perda de lotes de fabricação, e risco de danos à marca, caso algum lote fora de especificação fosse parar no mercado.
A bomba de discos excêntricos Mouvex possui um sistema exclusivo de auto-compensação de desgaste, tornando a dosagem linear ao longo do tempo. Como ela não possui nenhuma peça de desgaste ou selo mecânico eliminam-se também os riscos de contaminação do produto final e de eventuais vazamentos.
A Mouvex SLC2 é fabricada em aço inox, possui projeto aprovado pela 3A e EHDGE e atende a todos os requisitos de aplicações sanitárias.
A adoção da bomba Mouvex eliminou completamente os problemas de precisão na dosagem, conforme pode ser comprovado no gráfico. Isso garantiu uma melhora no controle do processo e uma maior disponibilidade dos equipamentos, pois não era necessária a troca constante de peças de desgaste.
Foi mensurada também uma redução drástica nos custos de manutenção, pois a bomba Mouvex não possui selos mecânicos, rotores ou estatores, peças que constituem as bombas helicoidais. O sucesso foi tamanho que o cliente adquiriu mais de 30 bombas, inclusive adotando a Mouvex como padrão em outros países, como a Argentina.
As bombas Mouvex são distribuídas no Brasil, desde 2009, pela Tetralon, especialista em processos de movimentação de fluidos líquidos. Sua ampla equipe de engenheiros de aplicação provê soluções confiáveis e de rápido retorno econômico para praticamente qualquer tipo de problema de bombeamento.