Bombas Pneumáticas de Diafragma – Wilden

Bombas Pneumáticas de Diafragma Wilden

As bombas pneumáticas de duplo diafragma WILDEN são as mais eficientes do mercado. Em algumas comparações, economizam até 60% do ar consumido por equipamentos concorrentes.

Grande diversidade de linhas, materiais e acabamentos permite a utilização da bomba pneumática de diafragmas WILDEN em todos os segmentos de mercado, inclusive sendo capaz de atender às mais variadas certificações (ATEX, EHEDG, 3A, etc.)

A TETRALON representa a WILDEN no Brasil há mais de 25 anos com exclusividade, e possui grande estoque de peças, sala de testes, assistência técnica especializada e engenheiros de vendas treinados, aptos a apresentar a melhor solução para cada aplicação de bombeamento.


Bombas de Engrenagens

Bomba de Engrenagens

Configurações de bombas de engrenagens com desenho, materiais de construção e selagem do eixo específicos para cada aplicação, garantindo assim uma alta confiabilidade para o usuário (estão disponíveis mais de 60.000 diferentes configurações para atender às necessidades específicas de cada cliente e aplicação).

Projetos modernos, silenciosos e com baixo consumo de energia.

Podem bombear quase todos os fluidos conhecidos, desde fluidos finos (desde 0,1 cP) aos altamente viscosos (até 1.000.000 cP), corrosivos, tóxicos, abrasivos (até 70% de sólidos finos), sensíveis ao cisalhamento e em condições extremas de temperatura (até 425 °C).

Bombas de Lóbulos

Bomba de Lóbulos

A bomba de lóbulos utiliza um princípio de funcionamento similar ao da bomba de engrenagens, onde o produto é transportado no espaço entre lóbulos (que podem ser de asa dupla ou tripla), acionados por dois rotores.

Esta tecnologia fornece um bombeamento suave, com fluxo linear e sem pulsação, ideal para fluidos sensíveis ao cisalhamento ou que não podem sofrer processo de emulsificação durante a transferência.

Também oferece excelente desempenho no transporte de fluidos muito viscosos, como adesivos, lodos, óleos, massas alimentícias, pomadas e melaços.

Bombas Centrífugas

Bomba Centrífuga

A bomba centrífuga é o equipamento mais usual para transferência de líquidos, desde aplicações domésticas, até inúmeros processos envolvendo bombeamento a altas vazões na atividade industrial.

Através de impulsores, a bomba transfere energia centrífuga para o fluido, gerando uma pressão de sucção que produz o fluxo de bombeamento a altas velocidades.

Sendo bastante populares, há uma tendência imediatista em querer resolver todo problema de bombeamento com bombas centrífugas. Para transferências com fluidos limpos, de densidade próxima à da água e pouco agressivos quimicamente, bombas centrífugas comuns atendem sem nenhuma dificuldade.

Bombas Peristálticas

Bomba Peristáltica

A bomba peristáltica é um projeto inspirado na “peristalsis”, movimento natural do sistema digestivo, responsável pelo deslocamento do alimento dentro do intestino. É um princípio extremamente simples: um mangote posicionado no curso do rotor é alternadamente comprimido e aliviado por sapatas nas extremidades pela rotação do mesmo, o que gera uma sucção negativa e consequente transferência de fluido dentro desse mangote.

Tal princípio de bombeamento confere grande força de sucção, vencendo resistências, eliminando risco de “slip” de produto. Assim, as bombas peristálticas apresentam funcionamento superior na transferência de fluidos viscosos, com alto teor de fibras e sólidos, e abrasivos, sendo largamente utilizada em diversos setores da indústria. Como a quantidade de fluido bombeado por rotação da bomba é constante, também funcionam como excelentes bombas dosadoras.

Outro ponto importante é a ausência de contaminação, pois o projeto dessas bombas implica que apenas o material da mangueira ou mangote entra em contato com o fluido bombeado. Desse modo, difundiu-se o uso de bomba peristáltica de mangueira em aplicações de laboratório.

Bombas Dosadoras

Bomba Dosadora

Bombas dosadoras realizam transferências fracionadas de fluidos (“pequenos pacotes” de líquido), ou seja, possuem controle preciso de vazão ou volume bombeado ao longo do tempo. Desse modo, atendem a várias aplicações nos diversos ramos da indústria que envolvam dosagem, como por exemplo introdução de reagentes para controle de pH, ou injeção de levedura na fabricação de cerveja.

Alguns princípios construtivos de bombeamento são mais adequados para dosagem: as bombas de diafragma(s) apresentam uma câmara de produto cuja frequência de preenchimento e esvaziamento regula o ritmo da dosagem; bombas peristálticas e bombas de engrenagens têm vazão proporcional à rotação de seu rotor, o que permite dosar fluidos: no primeiro caso, o fracionamento se dá pela quantidade de produto presa dentro do mangote/da mangueira pelos pontos de pressão das sapatas/roletes, no segundo, pela quantidade de fluido que preenche o intervalo entre as engrenagens motor e movida; há ainda a bomba de disco excêntrico cujo volume deslocado pela ação de rotação do disco resulta numa dosagem precisa.

Bombas Sanitárias

Bombas-sanitarias

Temos um longo histórico de dimensionamento de bombas em plantas farmacêuticas, cosméticas, de alimentos e de bebidas. Nosso portfólio possui tecnologias e marcas de tradição mundial, sendo pensado para cobrir um amplo leque de aplicações e níveis de exigência sanitária (EHEDG / FDA / 3A / USP Class).

Contamos com uma unidade de negócios voltada especialmente para o setor sanitário e nossos engenheiros estão preparados para oferecer soluções de alta confiabilidade e rápido retorno de investimento.

Bombas Magnéticas

Bomba Magnética

A bomba com acoplamento ou acionamento magnético destina-se a aplicações onde o risco de vazamento de fluido pela bomba é inaceitável, seja pela necessidade de impedir a todo custo desperdício de produto caro, como sais de prata ou partículas de ouro em processos de tratamento de superfície ou banho químico, ou seja pela própria proteção do operador e do ambiente do bombeamento, como fluidos voláteis, tóxicos, ou ácidos muito agressivos, como o clorídrico ou o sulfúrico.

O acoplamento/acionamento magnético consiste em transmissão de torque do motor para o rotor centrífugo (ou engrenagem-motora ou fuso-motriz) de maneira INDIRETA, através de uma barreira que dispense uma vedação dinâmica de eixo, como selos mecânicos ou gaxetas. Essa transmissão indireta é feita com dois “copos”, um dentro do outro, sendo que o externo está conectado ao motor, e o interno é componente de isolamento da câmara de bombeamento, que contém o impulsor rotativo. Tanto o impulsor quanto o copo externo apresentam magnetos axiais distribuídos ao redor do eixo de rotação, formando um conjunto magneticamente coeso: ao rodar o copo externo, automaticamente o impulsor rotaciona junto ao redor de seu eixo. Assim é feita a transmissão de torque indireto.

Bombas Positivas

Bomba Positiva

Bombas especializadas no atendimento de uma (ou mais) aplicação(ões), onde seu princípio construtivo soluciona da melhor maneira possível as dificuldades impostas pelo produto bombeado.

São extremamente eficientes no bombeamento de fluidos com altas viscosidades.

Seu fluxo ocorre continuamente e sem pulsações, não sendo afetado pelo diferencial de pressão.

A Tetralon continua sendo a maior especialista brasileira em bombas positivas e isso não muda nada quando a aplicação exige maior grau higiênico. Temos um longo histórico de dimensionamento de bombas positivas em plantas farmacêuticas, cosméticas, de alimentos e de bebidas.

Bombas de Alta Pressão

Bombas de alta pressão

Existem bombas que atuam como amplificadores da pressão (“booster”), podendo passar de 6 bar na sucção para 12 na descarga: esse tipo de bomba acaba sendo chamado de “bomba de alta pressão”, como, por exemplo, as bombas pneumáticas de alta pressão. Apesar do nome, operam a pressões totais muito baixas, menos de 25 bar no total.

Há situações em que o sistema inteiro fica submetido a grandes pressões, e a característica mais notória da bomba é sua resistência mecânica para operar nessas condições. Tecnologias como bombas de engrenagens externas e bombas de duplo diafragma tubular são as mais lembradas como bombas de alta pressão: ambas suportam até 350 bar.

A bomba de múltiplos diafragmas balanceados hidraulicamente, tecnologia diferenciada, alia a capacidade de suportar até 207 bar de pressão ao seu porte compacto: também é uma bomba de alta pressão, extremamente versátil. Alta pressão não é apenas nos mecanismos.

Bombas Hermética (Sem selo)

Bombas hermética

Toda bomba necessita isolar o produto bombeado do mecanismo de funcionamento, evitando a contaminação tanto do produto como do interior da bomba. Nas bombas que utilizam eixos rotativos como principal forma de promover a sucção e descarga do produto (ex.: centrífugas, engrenagens, fusos, lóbulos), o ponto mais vulnerável para vazamento de produto é a vedação dinâmica do eixo (que pode ser por gaxetas, selos mecânicos tipo simples ou cartucho, etc.).

Uma bomba positiva é considerada hermética quando sua construção dispensa a necessidade de vedação dinâmica de eixo. Bombas de engrenagens e de fusos são consideradas herméticas quando utilizam acoplamento magnético em substituição a eixos convencionais com selagem (veja mais em “bombas magnéticas”).

Bombas de Tambor

Bomba de tambor

Os modelos mais típicos de bombas de tambor são bombas centrífugas, bastante utilizadas para succionar fluidos de baixa a média viscosidade, bastando uma alimentação elétrica ou pneumática. Há também as bombas pneumáticas de diafragma, modelos de menor porte com adaptação simples a um tubo pescador, que lidam com fluidos mais viscosos ou com presença de partículas sólidas.

Para destamborear fluidos de viscosidades muito altas (até 100.000 cP, como glicerina ou pastas), existem tecnologias especializadas, como a bomba de cavidade progressiva, ou sistemas que combinam sucção simultaneamente à descida de uma tampa pressurizadora que força a passagem do produto pela bomba que succiona.

Bombas para Sólidos Grandes

Bombas para Sólidos Grandes

Contamos com linhas de bombas industriais e com exigências sanitáriasque transferem fluidos com sólidos grandes e fibrosos sem esmagamento nem entupimento. Opções de  Bombas Centrífugas, Bombas de Rotor Senoidal  e Bombas Pneumáticas.

Principais aplicações:

Sanitárias: usadas em indústrias farmacêuticas, alimentícias (inclusive alimentos inteiros) e cosméticos.

Industriais:  bombeamento de minérios, areia ou cavacos; efluentes contaminados com objetos; lodo com sólidos; fluidos com sólidos fibrosos, peixes; creme de levedura, carvão ativado na recuperação de ouro; e de polpa de celulose a 15% de concentração.

Bombas Dosadoras sem Selagem – Mouvex

Bomba Mouvex

Bomba positiva rotativa sem selagem de eixo, que bombeia sem cisalhamento do produto e promove esgotamento total da linha. Projeto inovador já testado e aprovado pelas maiores multinacionais. Sua opção higiênica é a única bomba positiva sanitária do mundo sem selagem do eixo. Ainda permitem total esgotamento da linha de descarga evitando desperdícios, devido a sua alta capacidade de compressão de ar.

Única linha de bombas sanitárias positivas rotativas sem selagem de eixo, que bombeia sem cisalhamento do produto e promove esgotamento total da linha. Não possuem vedações dinâmicas (gaxetas ou selos mecânicos). Permitem total esgotamento da linha de descarga evitando desperdícios, devido a sua alta capacidade de compressão de ar. Vazão constante, mesmo quando sujeita a grandes variações de pressão de descarga e viscosidade do produto bombeado (excelentes para alimentação de trocadores de calor).

Bomba de Fusos Sanitária – Hyghspin

Bomba Hyghspin

Bombas sanitárias de fusos utilizada na indústria alimentícia e farmacêutica, no processamento de fluidos com variação muito grande de viscosidade, com alto teor de sólidos que não podem sofrer esmagamento e que exigem baixíssimo NPSH requerido.

Utilizada principalmente para processamento de iogurtes, sucos e polpas concentradas, massas de alta viscosidade, CMS, queijos fundidos, emulsões de proteína, extração de evaporadores, descarregamento de produtos altamente viscosos, dosagem de aromas e aditivos, cremes, géis, loções, pastas de comprimidos, pomadas, xaropes, etc.

  • Possui baixíssimo NPSH requerido.
  • Certificações EHEDG e 3A.
  • Capacidade de bombeamento de fluidos abrasivos.

Bomba Dosadora de Alta Pressão – Hydra-Cell

Bomba Hydra-Cell

As bombas Hydra-Cell apresentam uma câmara de bombeamento hermética, sem vazamento e podem funcionar sem danos com abrasivos e partículas (até 500 microns) que podem destruir outras bombas.

O design de diafragma equilibrado hidraulicamente proporciona um desempenho sem vazamento e de baixa manutenção enquanto processa fluidos difíceis em uma ampla gama de pressões e fluxos.

Os múltiplos diafragmas, por sua vez, minimizam as pulsações, de modo que a Hydra-Cell opera praticamente livre de pulso, muitas vezes eliminando a necessidade de amortecedores de pulsação caros.

As soluções da Hydra-Cell operam de forma confiável e eficiente em instalações comerciais, institucionais, industriais e municipais em todo o mundo. A amplitude da linha de produtos oferece uma ampla gama de capacidades de fluxo e avaliações de pressão para atender a muitos requisitos diferentes.

Sistemas Sanitários

sistemas-sanitarios

Interessado em aumento de produtividade, savings ou redução do seu OPEX? Com frequência alcançamos um retorno sobre o investimento em menos de um ano.

Como? Através de tecnologias inovadoras, capazes de verdadeiros saltos de performance, e de equipe altamente qualificada para aplica-las em soluções totalmente customizadas.

  • Transferência e dosagem de fluidos.
  • Limpeza de equipamentos e linhas.
  • Troca térmica.
  • Mistura de ingredientes.
  • Controle de processos.
  • Separação.

Cabeçotes Rotativos de Limpeza (Spray Ball)

Spray-ball

Os Cabeçotes Scanjet (também conhecidos como Spray Ball) utilizam altas pressões e um programa de deslocamento do jato inteligente, tornando o processo de limpeza de tanques muito mais eficiente.

Sua tecnologia somada à sua ação mecânica é capaz de reduzir o consumo de água, soluções de limpeza e tempo de operação. Além de aumentar a eficiência da limpeza e do produto final.

Entre sua linha de produtos automatizados estão, por exemplo, os cabeçotes rotativos de limpeza de tanques, ideais para tachos, reatores, dornas, misturadores, caminhões-tanque. Eles utilizam a velocidade de emissão do fluido limpante para obter um efeito mecânico, promovendo assim uma maior limpeza com muito menos gasto de fluido e energia.

Por sua vez, entre os tipos de cabeçotes rotativos estão os por arraste de leque, por impacto de jatos e com acionamento externo, com vários modelos que atendem às diferentes indústrias e demandas.

Válvulas Sanitárias

Valvulas-inox

As válvulas industriais são primordiais para qualquer indústria, são elas que controlam o fluxo das tubulações. A instalação assertiva das válvulas possibilita uma fácil manutenção, o que evita gastos desnecessários com manutenções complicadas, e perdas de produtos na linha. São as válvulas industriais que fazem o controle e alívio da pressão do fluido dentro da tubulação, sem elas podem ocorrer problemas graves como a danificação das bombas e outros equipamentos.

A Tetralon é representante oficial de uma das maiores fabricantes de válvulas industriais sanitárias do mundo, a Pentair, que está no mercado de válvulas com as marcas Keystone Válvulas e a Südmo.

Nessa parceria de peso, a Tetralon consegue oferecer a seus clientes as melhores válvulas industriais sanitárias e assépticas do mercado, graças à fusão Pentair-Keystone-Südmo e envolvimento de diversas equipes multidisciplinares dedicadas em tecnologias de processos.

 

VOLTAR
AO TOPO