Escrito por Théo Flow Expert
Olá! Eu sou o Théo. Engenheiro especialista em movimentação de Fluidos, Fã incondicional da banda Foo Fighters e jogador profissional de videogame.
Você sabe o que é NPSH? Do inglês Net Positive Suction Head, o termo é designado a um parâmetro responsável por medir a pressão atmosférica e a pressão da coluna de líquido com a finalidade de evitar a cavitação, ou seja, a formação de bolhas de vapor ou de gás em um determinado líquido.
Sendo assim, o NPSH é fator fundamental para o bom funcionamento de bombas e diminuição de perdas quando falamos sobre circuito hidráulico. Confira mais sobre o assunto a seguir.
Para saber o que é NPSH é importante entender que as bombas criam zonas de baixa pressão em sua entrada, dessa forma, o líquido é forçado para dentro do mecanismo a partir da pressão exercida pelo peso do ar juntamente com a pressão da coluna de líquido (que fica acima da linha da bomba). Dessa forma, a pressão atmosférica acaba limitando a altura da qual a bomba pode puxar o fluido.
A função do NPSH é mostrar o quanto o líquido deve ser empurrado antes que comece a formar bolhas. Quando vamos bombeá-lo, o correto é que ele chegue até a linha central do ponto de sucção da bomba e não ocorra a evaporação do fluido. Por isso a existência desse cálculo.
Quando falamos sobre NPSH, devemos levar em consideração dois aspectos:
• o NPSH Disponível (NPSH d) — referente à pressão absoluta exercida pelo sistema na entrada da bomba;
• e o NPSH Requerido (NPSH r) — sendo a pressão mínima exigida na entrada da bomba para evitar a cavitação. Essa informação é fornecida pelo fabricante.
Considerando ambos os tipos, é importante que o operador avalie se o NPSH do seu sistema (NPSH d) é maior que o NPSH requerido pela bomba (NPSH r). Essa é uma regra que deve ser sempre seguida para evitar problemas de ruído, vazão reduzida, menor vida útil, desgastes e vibração excessiva.
É importante que, ao fazer a manutenção preventiva, esses aspectos sejam analisados e levados em consideração, principalmente quando há bombeamento de líquidos viscosos por longas distâncias ou altamente voláteis (gás e álcool, por exemplo), além dos tanques subterrâneos.
Agora você já sabe o que é NPSH e como sua análise é importante para garantir o rendimento e reduzir os custos com falhas. Para continuar se informado sobre assuntos como este acompanhe o blog da Tetralon e conheça também os serviços oferecidos de distribuição de bombas de transferência de fluidos e assistência técnica.