Escrito por Théo Flow Expert
Olá! Eu sou o Théo. Engenheiro especialista em movimentação de Fluidos, Fã incondicional da banda Foo Fighters e jogador profissional de videogame.
Em um produtor de sardinha em conserva da região de São Gonçalo, Rio de Janeiro, as vísceras, nadadeiras laterais e caudais, cabeça e até mesmo o corpo inteiro de outras espécies são aproveitados para a fabricação de farinha de peixe. Após o processo de evisceração, tais partes são descartadas em uma calha lateral e transferidas por meio da água até um tanque de resíduos. A mistura então é bombeada através de uma tubulação com 40 metros de extensão e 5 metros de altura até um tambor separador de sólidos.
A bomba centrífuga, responsável pela transferência da mistura até o ponto de separação, trabalhava a 3600 RPM, ocasionando o cisalhamento e a inevitável perda da carne para a água usada no bombeamento. Sendo assim, além do desperdício de insumos que tornavam a farinha mais rica e o processo mais produtivo, a gordura acumulada na água gerava altos custos para o tratamento desse efluente. Outro problema decorrente da alta concentração de sólidos era a quebra constante da bomba.
Para resolver o problema deste cliente, a Tetralon recorreu a uma solução que surgiu justamente para atender à indústria pesqueira. Nascida a partir da necessidade de eliminar os danos causados aos peixes pelas bombas centrífugas convencionais, a Hidrostal, com sua tecnologia de impulsor helicoidal-centrífugo, vai muito além quanto ao bombeamento de sólidos, sem danos ao produto ou entupimentos.
Em consequência ao bombeamento suave, a baixa turbulência e a espessa passagem para os sólidos, foi eliminado o cisalhamento dos resíduos de sardinha, facilitando o tratamento do efluente e reduzindo drasticamente o seu custo. Com a integridade dos sólidos, a farinha de peixe teve um ganho expressivo de qualidade pela maior presença de carne e gordura, sendo que a produtividade também aumentou ao se eliminar a perda de insumos para a água usada no processo. Além disso, benefícios adicionais como a eliminação das paradas por entupimento da bomba e a consequente economia de horas, mão de obra para manutenção e peças de reposição foram registrados. Com isso, a bomba funcionou por um ano e meio sem intervenção.
As bombas Hidrostal são distribuídas no Brasil, desde 2001, pela Tetralon, especialista em processos de movimentação de fluidos líquidos. Sua ampla equipe de engenheiros de aplicação provê soluções confiáveis e de rápido retorno econômico para praticamente qualquer tipo de problema de bombeamento.