Blog Flow Expert

O pirata não tem um olho, mas você não precisa fechar os seus. Peças piratas nunca mais!

10 de dezembro de 2019 / FlowExpert

Compartilhe este post

Você já passou por isso? Tenho todos os motivos para acreditar que em algum momento da sua vida você já foi seduzido pelo genérico, um produto que prometia melhor custo-benefício com desempenho à altura do original, não é? Pois no mercado de peças e soluções industriais a coisa não é diferente e, mesmo que tentador num primeiro momento, você certamente já comprometeu a vida útil da sua bomba com reposições de peças não genuínas.

Leia a seguir algumas dicas sobre precauções necessárias que te farão evitar passar por dores de cabeça.

1- Não espere a bomba quebrar para cuidar dela

Nossos estudos mostram que a manutenção preventiva evita problemas como paradas excessivas e repentinas da bomba, que na maioria das vezes acarretam a inatividade da linha por dias e até semanas, isso sem contar com as custosas horas de manutenção.

2-Mantenha pelo menos o estoque mínimo de peças e kit de reparo

Não raramente recebemos pedidos desesperados de clientes solicitando peças e reparos para “ontem”, pois seu processo está parado por causa de uma simples peça que poderia ser estocada.

3-Não se engane! Peças piratas são uma fria

Pode parecer tentador no primeiro momento, mas você pode estar comprometendo a vida útil das suas bombas. No final das contas o prejuízo por danos ao equipamento na utilização de materiais de baixa qualidade e sem padrão não cobre a economia inicial. Não caia nessa!

Em muitos casos, a busca por economia e pela redução dos custos de operação pode gerar prejuízos maiores às empresas no futuro. No setor industrial, por exemplo, uma pequena falha em sistemas de bombeamento estratégicos gera uma perda gigantesca, não só da capacidade produtiva, como também de ordem financeira. Por isso, neste artigo vamos explicar um pouco mais sobre as peças piratas e porque adquiri-las pode não ser tão vantajoso como quanto parece. Confira!

 

Diafragma pirata bomba pneumática Wilden

A importância de não optar por peças piratas:

A economia parece ser uma ótima vantagem para quem adquire peças piratas. Afinal, é notório que o custo de uma peça autenticada é alto. Mas será que pela redução de custos, vale a pena não investir em um item que não tenha garantia e não seja reconhecido no mercado? Infelizmente, muitas indústrias ainda não entenderam  que ao optar por uma peça de qualidade, é possível evitar problemas mais sérios no futuro.

Ou seja, o baixo custo não será recompensado e, posteriormente, pode ser que o gasto seja consideravelmente superior (por conta de manutenções ou panes total). Ou quem sabe, a peça similar pode gerar um grande problema no futuro, comprometendo a bomba e diminuindo sua vida útil. Nesse caso, o problema fica ainda maior, pois o custo de um novo mecanismo é obviamente superior. Sem contar que para realizar a troca é necessário paralisar todo o ciclo produtivo.

3.2-Vantagens de optar por peças originais

Agora você já sabe a importância em não adquirir peças piratas em troca de uma falsa economia. Ao optar por peças originais, o maior custo deve ser levado em consideração, porém existem algumas vantagens que no final das contas valem muito a pena e previnem problema mais graves. Alguns benefícios são:

Assistência técnica e de uso:

Quando você adquire peças autenticadas, produzidas e distribuídas por empresas sérias você pode contar com assistência técnica em casos de falhas, além de orientações de uso e melhores maneiras para realizar manutenções preventivas. Com a Tetralon, por exemplo, é possível contar com o apoio de profissionais capacitados e com experi ência na área.

Troca de peças:

Sabia que ao adquirir uma peça pirata é bem mais difícil encontrá-la para realizar a reposição? Afinal, em muitos casos a origem e o fabricante são fatores desconhecidos. Quando a fábrica e a distribuidora é conhecida, fica mais fácil conseguir estabelecer contato caso exista a necessidade de algum ajuste. Empresas sérias e que são referências no mercado entendem a necessidade da rapidez do serviço de reposição.

Garantia de mercado:

Comprar peças piratas não oferece a você garantia de qualidade, nem ajustes necessários. Como foi dito, em muitos casos, com o fabricante desconhecido  a possibilidade de contato é reduzida. Empresas sérias e qualificadas oferecem ao comprador a garantia para as peças, trocando e ajustando em casos de falhas.

Diafragmas paralelos podem derrubar a eficiência energética da sua bomba pneumática.

Enquanto as marcas paralelas reduzem a qualidade para vender barato, a Wilden está empenhada em aumentar o desempenho de seus equipamentos e peças. Ou seja, com diafragmas paralelos você sempre terá menos vazão por pulso, gastando mais energia para transferir a mesma quantidade de fluido.

 

Compartilhe este post



Marcas