Blog Flow Expert

Ruído estranho na bomba? Pode ser cavitação.

16 de agosto de 2019 / Bombas Industriais, cavitação, FlowExpert, problemas em bombas, Sem categoria

Toda planta industrial está sujeita a queda de produtividade e outros problemas que são iniciados em algum tipo de bomba nela presente, a maioria sofre com um fenômeno físico que, certamente você já ouviu falar. Estamos falando da cavitação.

Mas afinal, o que é cavitação? Como saber que (se) há algo de errado com minha bomba?

O primeiro sinal de que algo está errado é quando se percebe um ruído ou vibração anormal proveniente da bomba, que geralmente vem acompanhado de baixa de seu rendimento e produtividade, o que pode ocorrer em qualquer tipo de bomba e fluido, mas sua maior incidência está no bombeamento de água.

A cavitação ocorre em ambientes com baixa pressão e alta temperatura, nessa situação, o fluido a ser bombeado começa a se tornar vapor, formando-se pequenas bolhas de ar. Com o movimento do rotor da bomba, essas bolhas são conduzidas juntamente com o fluido à zona de alta pressão, fazendo com que elas sofram um colapso e implodam, voltando a substância ao estado líquido. Nesse processo de implosão, é liberado um jato de ar em alta velocidade.

Pode parecer inofensivo isoladamente, porém se sua bomba estiver cavitando, esses micro “mísseis” estarão sendo disparados em média 25 mil vezes por segundo. Isso vai danificando principalmente o rotor da bomba, fazendo com que ela deixe de trabalhar eficientemente e muitas vezes sendo inutilizada.

O que fazer para evitar a Cavitação?

Cavitação é um fenômeno físico, não pode ser mudado por tecnologia, mas pode ser revertido por uma boa engenharia, evitando as condições que são necessárias para que esse fenômeno ocorra. Toda bomba tem risco de cavitação que deve ser bem analisado, por especialistas.

– Ficar atento aos limites operacionais, especificados pelos fabricantes das bombas e outros equipamentos do sistema.

-O diagrama de fases (curva de pressão de vapor) deve ser bem estudado para saber exatamente em qual combinação de pressão e temperatura o líquido bombeado vira vapor.

– É importante que a bomba seja posicionada a uma altura correta que não comprometa altura de sucção, quando começarem a baixar os níveis de líquido no tanque (perda da pressão).

Minha bomba já está instalada, o que posso fazer?

Mesmo com a bomba já instalada, é possível que se alterem as configurações da planta para que sejam cessada ou evitada a ocorrência da cavitação, como a diminuição da vazão através de estrangulamento de válvulas, retirada ou substituição de acessórios, aumento do diâmetro da linha de sucção, diminuição da temperatura do fluido.

Soluções

É necessário considerar a experiência de uma equipe com engenheiros altamente qualificados e treinados, para que assim a solução exata seja recomendada na escolha da melhor bomba e estudo técnico de pressão, temperatura e altura de todo o sistema, considerando as especificidades de sua aplicação.

Nosso diferencial é não vender apenas bombas, e sim, soluções completas, prestando assessoria técnica altamente especializada em resolver problemas.




Marcas