Sistemas CIP


CIP significa “Clean In Place”, ou seja, limpar no local sem que haja a necessidade de desmontar todo o sistema, permitindo uma otimização de tempo, maior segurança aos funcionários e eficiência do processo. É aplicável em todas as indústrias, como alimentícias, farmacêuticas, químicas e correlatas, promovendo limpeza nas superfícies internas de tanques, tubulações, misturadores, homogeneizadores, entre outros acessórios e equipamentos associados.

Em um estudo de um processo de limpeza é levado em consideração o produto a ser limpo, para que sejam identificados os produtos químicos, intensidade e temperatura mais adequados para tal propósito. Em sistemas automáticos com a automação desenvolvida pela Tetralon em conjunto com a área de processos e aliados a máquinas e equipamentos para limpeza de tanques, como cabeçotes de limpeza rotativos, o risco de erro humano e desperdícios de produtos químicos são reduzidos, enquanto o desempenho e segurança são maximizados, diminuindo também a entrada de pessoas em espaço confinados (NR33).

Mais informações

A etapa da pré-enxágue corresponde em jogar água quente para que haja a remoção da sujeira grossa presente nas tubulações e tanques. Em seguida, se inicia o ciclo com a solução alcalina ou detergente a fim de que as sujidades do processo sejam removidas.

A enxágue intermediária é efetuada com água, geralmente quente, para enxaguar todo o detergente presente. Dando continuidade, se inicia a lavagem com solução ácida para tirar os compostos inorgânicos. Por fim, é realizado um enxágue com água fria para limpar toda a solução antes de dar início ao processo produtivo.

O CIP proporciona, assim, uma limpeza muito mais rápida e eficaz, se comparado à limpeza manual, contando com um sistema altamente sofisticado, seguro e de menor exposição química aos trabalhadores.

Informações

Comumente, o ciclo CIP consiste nas seguintes etapas:
* Pré-enxágue com água;
* Lavagem com detergente ou solução alcalina;
* Enxágue intermediária com água para enxágue do detergente;
* Lavagem com solução ácida;
* Lavagem final de enxágue.