Sistemas Pigging


Produtos viscosos, tais como cremes, iogurtes, pomadas, chocolates, xaropes, entre outros, ficam retidos dentro das tubulações, devido à dificuldade de seu escoamento, resultando em um entupimento destas, num desperdício de produtos e, também, de água e químicos para a limpeza posterior.

O PIGGING é um sistema ideal para estes casos, visto que promove o esvaziamento e o reaproveitamento de produtos em linha das tubulações, mangotes, conexões hidráulicas e outros locais e, também, a sua limpeza e recuperação de produtos. Isso possibilita que o desperdício exagerado de produtos seja evitado, além da redução de custos com químicos para limpeza e tratamentos de efluentes.

O seu funcionamento se dá por meio de um processo mecânico, no qual um dispositivo cilíndrico ou esférico (conhecido como torpedo ou projétil) percorre a tubulação, por meio da ação de ar comprimido ou água, empurrando o produto presente consigo até o ponto final de operação. Pode ser programado para ser lançado antes do sistema CIP de limpeza a fim de se obter um nível ainda maior de sanitariedade.